Qual é o meu lugar de fala!

  • Post category:Uncategorized
  • Reading time:8 mins read
  • Post last modified:13 de Março, 2023

O meu lugar de fala sob o meu ponto de vista. Sim, parece redundante mas não é. Descreva a si mesma e peça para outra pessoa descrevê-la e saberá a diferença.

Depois de resumir uma aula sobre lugar de fala no artigo anterior agora então irei falar sobre os caminhos que me dão lugar de fala para escrever os assuntos pelos quais desejo me expressar, refletir, instruir, opinar e compartilhar. Todos nós possuímos lugares de fala e também de escuta e tomar consciência desses nossos papéis é o caminho para a criação de espaços mais inclusivos e empáticos.

Pra ficar mais simples pra mim e fácil pra quem lê também, vou colocar em itens o que neste momento vem aos meus pensamentos e sentimentos sobre meus lugares de fala e minhas intenções com este blog:

– eu estudo, estudo pra tudo, desde sempre que eu me conheço eu gostei de estudar. Antes de comprar uma geladeira, celular, câmera digital (quando se comprava isso), micro-ondas, microfone de lapela eu estudo. Leio as especificações, comparo marcas e a descrição dos produtos, leio avaliações de consumidores nos sites, as vezes procuro saber sobre algum item específico do produto e depois de alguns dias escolho o melhor custo x benefício daquilo que eu quero comprar de acordo com as necessidades que eu preciso. No mercado eu estudo os alimentos, leio os rótulos e comparo qual a melhor comida de acordo com os ingredientes e tabela nutricional e já cogitei a ideia de comprar uma lupa pra isso. Não seria diferente com a maternidade. Só para parir eu quase me tornei uma obstetra de tanto que estudei. Foram 3 livros, muitossss sites e blogs e 2 cursos de preparo para o parto (sobre este assunto com certeza compartilharei aqui o que de mais importante aprendi).

– não é à toa que me tornei cientista e aprendi em profundidade como fazer uma pesquisa e até análises estatísticas robustas. O Mestrado em Epidemiologia (2004) me encontrou no meu caminho pra me trazer mais discernimento sobre o que é ou não verdade no mundo das ciências. E eu continuo adorando pesquisar, levantar e testar hipóteses e tirar as minhas conclusões dos dados que coleto. Por exemplo, 98% dos meus clientes são mães, das casadas 87% tem problemas/divergências com o marido em relação a educação dos filhos. Das crianças que já passaram pela jornada da emoções, na aula da Raiva quando eu pergunto: O que te faz ter Raiva, 72% dizem que tem raiva da mãe ou do pai por algum motivo (quando eles batem neles, quando colocam de castigo).

– sou viciada em livros, acredito que pela memória de infância da nossa estante da sala, por ver meu pai sempre lendo e meu avô também. Acho que é genético. Quando me tornei mãe conheci o universo dos livros infantis e me apaixonei por eles também. Sobre os livros que eu leio, aqui no site tem uma lista que eu recomendo e no meu canal no youtube tem uma playlist dedicada a eles. Por questão de espaço e também pra poder carregar todos os meus livros sempre comigo pra onde eu vou (sempre que viajo tem uma mala de livros que vai junto, no mínimo uns 5 livros passeiam comigo) este ano (2023) comprei meu primeiro livro digital pra usar no Kindle, estou em fase de adaptação. Acompanhe o canal do youtube na playlist Livros pois alguns livros serão doados ou vendidos a preço de sebo.

– tenho sol em capricórnio na casa 12 (casa de peixes). Isso tem a ver com meu valor da Espiritualidade. Acredito em milagres pois já vivi alguns, rezo ou oro todos os dias, Olivia já sabe rezar mais do que a sua bisavó materna e penso que sem o valor da Espiritualidade, sem acreditar em algo divino maior, a vida seria meio sem sentido. E claro tenho muitos livros sobre o assunto e cursos também. Talvez fale de todos eles por aqui.

– saúde pra mim é coisa séria. Pensa se eu não estudei um bocado antes de tomar a decisão de me vacinar para o Covid-19 ou não? Não só a bula da vacina mas cada um dos componentes da fórmula. Meu corpo é sagrado, é o templo que habita minha alma e eu procuro tem ao menos mínimo de consideração e respeito pelo que ele representa pra mim. Aos 20 anos deixei de tomar leite de vaca de caixinha, hoje aos 45 anos estou diminuindo drasticamente o glúten e sendo Nutricionista (2001) aprendi muita coisa que considero ser de utilidade pública.  No meu canal do Youtube compartilho tudo com você.

– considero a ignorância uma benção, pois não tenho paz quando deixo de ser ignorante sobre algo que devo mudar para o bem da minha saúde física, mental, emocional ou espiritual. Sabedoria é quando praticamos o que sabemos. Vou explicar com um exemplo: quando soube dos males do glúten, cada vez que eu comia me sentia culpada, pois eu já não era mais ignorante. Antes disso eu era inocente, ignorante. Me sinto frustrada quando não consigo praticar atividade física porque não sou ignorante dos seus benefícios para o meu corpo, minha mente e minhas emoções no meu dia-a-dia. Praticar o que aprendo me deixa feliz, me sinto amada por mim mesma.

– tenho desejos de mudar o mundo desde adolescente quando ficava imaginando o que eu faria se eu fosse presidente do Brasil. E este blog e meu trabalho tem esta intenção. Acredito que através da educação e da sabedoria (conhecimento colocado em prática) podemos mudar um pouquinho pra melhor, e quando a gente muda o mundo a nossa volta muda também. Então se algo que você ler aqui, ou algo que assistir no meu canal fizer muito sentido pra você compartilhe com quem você ama e juntos criamos o mundo que desejamos mais rápido.

– autoconhecimento mudou a forma de eu me ver e de me relacionar com o mundo. Lidar com as minhas crenças limitantes, conhecer minhas necessidades, saber os meus valores e como isso afeta minhas decisões, entender a minha linguagem no amor e das pessoas ao meu redor, saber sobre as feridas de infância que moldam os 9 tipos da nossa personalidade, entender a minha personalidade, o meu estilo de comunicação, a minha forma que aprendo mais fácil, entre outras coisas fazem do meu caminho e do caminho da maternidade muito mais leve, divertido e assertivo. “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates.

– vivemos numa época de obesidade mental, somos bombardeados com informações de todo o lado e este espaço (assim como meu canal do youtube) pretende ser um lugar que leve consciência, cura e transformação, que são os 3 pilares que norteiam os produtos e serviços que eu crio. Não é mais um conteúdo para você encher sua cabeça, e sim desejo que aqui e no canal você obtenha alívio, leveza, e principalmente confiança por todo o estudo que tem por trás de cada artigo e vídeo.

– sobre cada um dos meus certificados, formações e cursos ao longo da nossa jornada juntas por aqui vou compartilhando cada um deles e no que cada um deles somam para a minha intenção de tornar o caminho da maternidade mais leve e divertido.

Por fim, “cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz”, que a minha história e o meu lugar de fala encontre o seu para que o nosso desejo em comum que eu sei que toda mãe tem, de ver os filhos felizes, possa encontrar caminhos de soluções para os desafios que todas nós enfrentamos, quer seja internamente com nós mesmas ou nas relações com o outro.