A ponte entre o conhecimento e a sabedoria

  • Post category:Uncategorized
  • Reading time:4 mins read
  • Post last modified:12 de Março, 2023

Dizem que o tempo passa rápido e num piscar de olhos a vida passou. Neste caminho tem algo importante que deve andar sempre conosco para que possamos cruzar a estrada curtindo a alegria de viver nossa vida…

Carmem Dutra

O que fazemos de útil com o nosso conhecimento? Qual o caminho para a sabedoria? Você é capaz de atravessar a ponte? Hoje observamos conceitos se transformarem, teorias evoluírem, e um bombardeio de conhecimento a cada segundo. O quanto disso se transforma em mudanças visíveis e “sentíveis” é o que faz a vida aqui valer a pena.

Em certo dia de 2012 eu estava a pensar na morte. Me vejo sempre velhinha com mais de 100 anos cheios de saúde, sentada numa cadeira de balanço com a vista do mar a frente e meus olhos brilhantes, o vento suave das árvores e minha pele curtindo, crianças em volta e eu a contar histórias com os ouvidos aguçados aos sons da natureza e aos questionamentos curiosos dos sedentos inocentes por conhecimento.

E claro que pensei no que eu gostaria de estar contando, no que eu gostaria de ter vivido. E neste dia fiz uma lista de 108 coisas pra fazer antes de morrer. No inicio de 2016 revendo novamente esta lista, como faço em todo ano, depois deste tempo de a ter escrito fui riscando as coisas que já realizei: nadei com golfinhos (foi bom na hora mas hoje me arrependo), meditei em Machu Picchu, cantei para amigos, segurei uma cobra píton albina imensa, me curei pela fé (era só uma dorzinha de garganta que eu queria que passasse mais rápido), me tornei mãe, chorei de tanto amar…

De nada valeria conhecimentos sobre o mar e nadar se não fosse pra segurar nas nadadeiras de um golfinho. Livros sobre meditação já li muitos e cursos já fiz alguns e de nada valeriam se não fosse a experiência. Conhecimentos de música? Não tenho nenhum. Voz? Também não. Mas cantei! Queria, cantei! Tanta coisa nessa lista, muitas dessas coisas exigem conhecimento, e muitas outras coisas exigem somente atitude, coragem e fé!

Como assim fé? Não precisamos ler nenhum livro nem fazer algum curso para experienciar a fé.  Para transformar todos os nossos conhecimentos em sabedoria, e praticar aquilo que acumulamos de informação no intelecto precisamos coragem. Coragem para fracassar/errar se der tudo errado. Coragem pra seguir o plano B. Coragem para sair do círculo vicioso de fazer e repetir sempre tudo igual e ter uma nova atitude que levará a um lugar desconhecido. Coragem pra mudar aquilo que nos incomoda. Para ter atitude e fazer diferente é preciso coragem, e para ter coragem é preciso ter fé. Fé é uma crença de que tudo vai dar certo, de que tudo que acontece na nossa vida é para o bem, de que não importa o que aconteça tem portas sempre se abrindo e novas possibilidades, de que tudo é aprendizado e experiência, de que nada é coincidência. Quantas vezes já errei, quantas vezes acertei, quantas vezes achei que tava tudo errado e no fim estava certo.

E tão fácil é educar a nossa mente para a fé nos melhores resultados, para esperarmos sempre o melhor, para focarmos na solução, para vermos o lado bom de tudo e não nos envolvermos com os problemas. A ciência já provou isso e temos este conhecimento. Sábios seremos se usarmos nossas ferramentas (Cérebro + pensamentos) para criarmos a vida que queremos viver, a história que queremos deixar.

Nessas lembranças do futuro na cadeira de balanço a única coisa que quero é a paz de ter vivido tudo que eu queria ter vivido e ter seguido o meu coração, o meu Guia com fé.

Porque as mais belas histórias da vida… Quem faz é você e a sua fé!

E você… já parou pra sentir a fé que você tem em si mesma? E a fé em algo maior?